Notícias

11/09/2017

Integrantes de Departamento do SINDIHOSPA participam de audiência pública sobre assistência ao idoso

Representantes do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) participaram na segunda-feira (21) da audiência pública “As dificuldades da rede de assistência social de atendimento à pessoa idosa vulnerável”. Realizado pela OAB/RS, o evento discutiu a inserção dos idosos na comunidade, bem como a fiscalização e execução de novas políticas públicas que tratem dos seus direitos.

 

Conduzindo o debate, o membro do Departamento de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA e presidente da Comissão do Idoso da OAB/RS, Cristiano Lisboa, lembrou o que motivou a organização do encontro. “Não existe, hoje, uma rede de assistência social que esteja adequadamente dando guarida àquele que mais precisa: o idoso vulnerável. Há um esforço muito grande de diversas entidades, mas isso ainda é muito pouco. A Delegacia do Idoso de Porto Alegre sofre com problemas estruturais, e também não possui integração com a assistência social”, afirmou Cristiano. 
 
Presente na cerimônia, o delegado Tiago Baldin falou sobre a situação da Delegacia do Idoso de Porto Alegre. “Diariamente, recebemos pessoas que vêm pedir socorro de todos os tipos. A questão é que realmente o idoso tenha uma qualidade mínima de vida, mas precisamos de condições para ampará-los. É importante que se estabeleça um canal de atendimento”, disse. 
 
Durante o evento o destaque foi a necessidade de desospitalização dos pacientes crônicos pela falta de vagas.  A partir do debate a OAB/RS coordenará um fórum com todas as entidades e poder público. Estiveram presentes o coordenador do Departamento de Residenciais Geriátricos, Thiago Lopes, e o membro do grupo Rogério Guaraldi. Além deles, participaram representantes dos órgãos da administração pública municipal, estadual e federal e diversas entidades filantrópicas.