Notícias

24/10/2017

Happy Hour Azul conscientiza sobre o câncer de próstata no Hospital Ernesto Dornelles

O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, atingindo 1 em cada 7. No biênio de 2016/2017, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer chegam a 61.200 novos casos.

 
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e que apresenta grandes chances de cura se descoberto na fase inicial. Buscando orientar o público para as melhores formas de prevenção e conscientizá-los sobre a importância do diagnóstico precoce, o Hospital Ernesto Dornelles realiza, no dia 08 de novembro, mais uma edição do Happy Hour Azul.
 
O evento é uma oportunidade para esclarecer dúvidas com médicos especialistas a partir de um debate descontraído sobre o assunto, mediado pelo Repórter Esportivo Gutiéri Sanchez, da Rádio Guaíba.
 
Devido ao sucesso das ações anteriores, nesse ano o HED disponibilizará 70 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico - exame de sangue que diagnostica alterações na próstata) e 30 consultas com médicos urologistas para os primeiros participantes.
 
Dr. Gabriel Marques dos Anjos, médico oncologista do hospital, salienta que as causas da doença ainda são desconhecidas, por isso a importância da realização dos exames periódicos para os homens acima dos 50 anos. Para aqueles com histórico familiar e fatores de risco, como obesidade e afrodescendentes, o início das visitas ao médico devem ocorrer antes.
 
O urologista Marcos Falcão também alerta para o cuidado com alguns sintomas, como: dificuldade para urinar, micção frequente e dor ou sangue ao ejacular.
 
Em setembro, o Hospital Ernesto Dornelles foi reconhecido com o prêmio Top Cidadania 2017, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), com um case que expôs as ações da instituição no combate ao câncer de mama e de próstata (Outubro Rosa e Novembro Azul), que beneficiam centenas de pessoas por ano no Estado.
 
Venha tomar um café e bater um papo sobre a saúde do homem conosco!