27/10/2017

Hospital Banco de Olhos realiza exposição de arte curativa

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre realiza, até o próximo dia 29 de outubro, exposição de fotografias da natureza doadas pela Fundação para Foto/Arte em Hospitais (https://healingphotoart.org/), sediada na cidade italiana de Florença, e que promove a cura pelas artes.

Intitulada “A Energia da Natureza”,  a mostra é composta por 28 fotografias coloridas em grande formato (50cm x 75cm) de flores de cerejeiras japonesas, colinas verdejantes da região da Toscana, florestas em tons de outono em Rovigo (Itália), entre outras imagens capturadas ao redor do mundo.

Segundo a curadora da mostra, artista gráfica gaúcha Luciana Quinto, a Fundação para Foto/Arte em Hospitais já beneficiou mais de 300 estabelecimentos de saúde em sete continentes.

Depois da exposição, as fotografias passam a integrar o acervo do Hospital Banco de Olhos e serão expostas em locais de circulação de pacientes, familiares, visitantes e colaboradores, cumprindo com o objetivo da Fundação para Foto/Arte em Hospitais.

Conta Luciana que a fotógrafa Elaine Poggi foi motivada a criar a Fundação para Foto/Arte em Hospitais pela experiência em acompanhar tratamentos de doença de sua mãe, que acabou falecendo.

Atualmente, além dos trabalhos de Elaine, nesta campanha mundial para levar fotos de natureza a hospitais iniciada há 15 anos, a Fundação doa imagens de fotógrafos de inúmeros países que também as doam para este fim. “O que os motiva é transformar paredes brancas, frias e estéreis por meio da arte, dando lugar a ambientes mais acolhedores e estimulantes de sentimentos positivos”, diz a curadora.

Para “A Energia da Natureza” Luciana selecionou entre as duas únicas belezas naturais do Brasil disponíveis no acervo da Fundação, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, sobre a quais se formou um imenso arco-íris.

Ela se dispõe a intermediar contatos com Elaine Poggi, uma vez que o idioma pode ser uma barreira.

Tendo vivido na Suíça nos últimos oito anos, Luciana retornou ao Brasil e em suas buscas sobre o que ocorre em artes e também em design de ambientes em estabelecimentos de saúde no exterior, deparou-se com a Fundação para Foto/Arte em Hospitais.

“A recepção foi ótima e a exposição concretizou-se em pouco mais de dois meses”, conta ela.

Exposição de fotografias “A Energia da Natureza”

Até 29 de outubro, das 10 às 17h, inclusive sábados e domingos

Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (Rua Eng. Walter Boehl, 285 – Vila Ipiranga)

Realização do Hospital Banco de Olhos e Fundação para Foto/Arte em Hospitais (https://healingphotoart.org/)

Curadoria: Luciana Quinto, que pode intermediar doações de trabalhos de fotógrafos brasileiros  à Fundação para Foto/Arte em Hospitais para serem expostas em estabelecimentos de saúde ao redor do mundo. Contatos pelo e-mail quinto.luciana@gmail.com e telefone (51) 9 9295-5517.