06/11/2017

Integrantes de serviços de Nutrição de hospitais realizam atualização profissional

O Comitê de Nutrição do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) realizou na quinta-feira (26) o 8º Encontro dos Serviços de Nutrição dos Hospitais. O evento, no Hospital São Lucas da PUCRS, contou com a participação de estudantes, técnicos da especialidade e nutricionistas.

A profissional Josiane Weber, do Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), falou sobre como ocorre a implantação de um serviço de nutrição hospitalar e a importância desse setor. “O planejamento é fundamental para implementação de um serviço de nutrição. Atualmente a produção de alimentos é terceirizada e a nutrição clínica é autogestão ”, explicou.

Além disso, a nutricionista destacou a importância da parceria para a terceirização de um/ serviço de nutrição. “Para definição e acompanhamento de um serviço de nutrição hospitalar é necessário levantar as seguintes informações: características das refeições diárias, dimensionamento de mão de obra e estrutura físico-funcional, operacionalização do serviço de alimentação e nutrição, boas práticas ambientais, obrigações e responsabilidades das partes e fiscalização da execução do serviço”, disse.

Marlise Stefani, da Nutritécnica, falou sobre as novas tecnologias em nutrição na área hospitalar mesmo em tempos de crise.

“Devemos pensar em novas tecnologias para diminuir custos e melhorar a qualidade dos alimentos servidos nos hospitais. A utilização de novos equipamentos, novos softwares e novas formas de preparo, cortes e métodos de cocção podem garantir uma redução de custos, a satisfação do paciente e também a recuperação de sua saúde”, afirmou Marlise.

De acordo com a palestrante, o objetivo do encontro foi levar a criatividade como ferramenta para combater momentos de dificuldade econômica no país e criar novas formas de ver a nutrição e a saúde nos hospitais.