08/11/2017

Encontro Nacional de Gestão Ambiental discute práticas sustentáveis nas instituições de saúde

Os hospitais são instituições reconhecidas pelo tratamento médico-assistencial e sustentação à vida. Para que esse objetivo seja alcançado com êxito, as organizações geram grandes quantidades de resíduos e consomem muita energia. Para reduzir os impactos ao meio ambiente, surge a necessidade de investir em processos e tecnologias sustentáveis.

O debate sobre essas práticas será o foco do 2º Encontro Nacional de Gestão Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O evento acontecerá no dia 24 de novembro, na AMRIGS, em Porto Alegre.

Ao longo do dia, profissionais de instituições e empresas de referência estadual e nacional palestrarão sobre diversos temas relacionados à saúde e ao meio ambiente. O coordenador do Comitê de Gestão Ambiental do Sindicato, Rogério Almeida, será um dos painelistas do evento, abordando indicadores sustentáveis no setor.

“Mostraremos a importância da implantação da gestão ambiental para que, de fato, os estabelecimentos de saúde atendam os anseios da sociedade em preservação do meio ambiente”, antecipa o palestrante.

Rogério Almeida, que é coordenador da área no Hospital Moinhos de Vento, destaca que o encontro vem também para celebrar as ações realizadas pelo comitê entre as instituições e com o poder público ao longo de 2017.

“Foi um ano de muito trabalho e envolvimento com os órgãos públicos e setor privado na busca por qualidade nos processos, novas tecnologias e atendimento à legislação, visando minimizar os impactos ambientais de nossas atividades”, avalia.

Eficiência energética, energia fotovoltaica, processos de compras sustentáveis e gestão de resíduos serão algumas das pautas em discussão no evento, que está com inscrições abertas. Para mais informações, acesse http://www.sindihospa.com.br/gestaoambiental2017