29/03/2018

Cláudio Allgayer é eleito presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A assembleia geral da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com sede em São Paulo, reuniu-se na última terça-feira (27) e elegeu o médico gaúcho Cláudio José Allgayer (CNS) como presidente para o triênio 2018-2021. Até então, ele atuava no cargo interinamente. Para os dois cargos de vice-presidente, foram eleitos os conselheiros Ivo Garcia do Nascimento (FBH) e Fábio Leite Gastal (UNIMED). A ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care) e certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente.

“Sinto-me honrado em assumir essa posição na ONA e espero dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelas gestões anteriores. Agradeço a oportunidade de fazer parte de uma instituição tão importante para o setor saúde no Brasil e a confiança com que me honram as entidades fundadoras e associadas”, declarou Allgayer, que representa a Confederação Nacional de Saúde (CNS), da qual, também, é vice-presidente.

Allgayer explica que no planejamento estipulado para a nova gestão estão a busca por parcerias com outras entidades de referência na saúde nacional e internacional, adoção de sistemas integrados de gestão e tecnologia, intensificação de ações de governança e estratégias de comunicação com o mercado.

Cláudio José Allgayer

Com 45 anos de carreira na área da saúde, Cláudio Allgayer se destaca por seu background como gestor. O médico já atuou na direção de importantes hospitais do RS, tendo sido diretor geral do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas e Diretor-Presidente do Grupo Hospitalar Conceição, ambos situados em Porto Alegre. Também foi fundador e presidente do Grupo IAHCS, mantenedor da FASAUDE. Foi um dos líderes que contribuíram em iniciativas na década 1990 que culminaram na criação do Sistema Brasileiro de Acreditação – SBA, coordenado pela ONA, fundada em 1999.
Atualmente, Allgayer é vice-presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNS) e Federação Latino-Americana de Hospitais, e ainda, presidente da FEHOSUL, Associação dos Hospitais do RS (AHRGS) e Sociedade Médica de Administração em Saúde do RS. O médico e gestor foi agraciado recentemente com a distinção Mais Influentes da Saúde 2018, na categoria Qualidade e Segurança.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua, associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e com mais de 680 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Fonte: Fehosul