Notícias

05/04/2018

Encontros de março sobre o Alzheimer abordam as fases da doença e gerontoarquitetura

Quinzenalmente, o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) recebe os encontros da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional RS (ABRAz-RS) em sua sede. Em março, os encontros abordaram as fases do Alzheimer e a Gerontoarquitetura, projeto para espaços utilizados por idosos.

 

O primeiro encontro do mês ocorreu no dia 5, com a presença do geriatra Leandro Minozzo, que falou sobre as fases da doença de Alzheimer e o cuidado integral. “É necessário que o cuidador conheça as fases do Alzheimer para se preparar, antever complicações e saber lidar com as perdas na funcionalidade e as alterações de comportamento. Pesquisas mostram que esse tipo de conhecimento reduz adoecimento do cuidador, agitação nos pacientes e uso de medicação”, explica o médico.
 
Leandro Minozzo explica as fases do Alzheimer em palestra
 
O curso da doença pode ser de 3 a 20 anos, e possui três fases: leve, moderada e grave. “Nas etapas moderada e grave a necessidade de cuidado é intensa em horas e em especificidade das tarefas. Por isso, é essencial o médico olhar para o cuidador, a doença de Alzheimer pede pelo cuidado integral e a família faz parte disso”, comenta Leandro.
 
No dia 19 de março, o encontro teve como tema a gerontoarquitetura. Projeto de espaços que proporcionam segurança, inclusão social, acessibilidade, prevenção de quedas, autonomia e qualidade de vida para os idosos. A palestrante foi a urbanista Fabiane Azevedo, mestranda em Gerontologia Biomédica. 
 
Acessibilidade para idosos foi um dos temas discutidos por Fabiane Azevedo