09/07/2018

Encontros sobre Alzheimer fornecem dicas sobre mastigação e uso de medicamentos em junho

A Associação Brasileira de Alzheimer – Regional RS (ABRAz-RS), com apoio do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), realizou encontros para familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer, em junho.

No evento do dia 4 de junho, a farmacêutica Cristiani Trentin conversou com os participantes sobre o uso contínuo de medicamentos e controle da ingestão de bebidas e alimentos que interferem no resultado.

“A abordagem é importante porque idosos utilizam muitos medicamentos. O farmacêutico tem um trabalho fundamental nisso, auxiliando sobre os horários que as medicações devem ser utilizadas. É necessário também um acompanhamento sobre o uso de medicamentos constantes, para não serem utilizados próximos uns dos outros”, comenta Cristiani.

Ela afirma que muitos cuidadores e familiares tinham dúvidas sobre medicamentos de uso comum, como relaxantes musculares e antitérmicos. E ficou como alerta a importância do auxílio de um profissional sempre que houver a necessidade de uma medicação não frequente.

No segundo encontro do mês, a fonoaudióloga Aline Romann falou sobre a forma correta da mastigação, a influência da mal adaptação das próteses dentárias e sobre como as perdas dentárias afetam a ação.

“O tema discute a qualidade da mastigação, sendo influenciada por questões que não estão presentes apenas nos idosos portadores de Alzheimer, mas também nos cuidadores (que em geral são os familiares). A qualidade da mastigação é importante em qualquer idade, porém em idosos existem algumas especifidades que são importantes e devem ser abordadas com o apoio de profissionais”, afirma Aline.

Os encontros da ABRAz ocorrem na sede do SINDIHOSPA, quinzenalmente. Informações pelos telefones (51) 99511-1906 e 98171-9877 ou pelo e-mail riograndedosul@abraz.org.br.