Notícias

26/10/2018

Hospital São Lucas da PUCRS completa 42 anos em plena transformação

A Instituição surgiu como uma iniciativa do então Reitor Ir. José Otão que, desde o início da sua administração, em dezembro de 1954, enxergava a carência de profissionais nas áreas da saúde e de locais de qualidade para atendimento à população da região. Por isso, em 1970, foi criada a Faculdade de Medicina e, em 1976, inaugurado o Hospital Universitário da PUCRS. O empreendimento foi pioneiro para o Instituto Marista em todo o mundo, sendo o primeiro investimento da Congregação na Área da Saúde.

Em mais de quatro décadas de existência, o HSL sempre foi destaque em assistência, ensino e pesquisa no Estado e no País, oferecendo o que há de mais moderno e eficiente em gestão, tecnologia e equipamentos. Para isso, atende pacientes, adultos e pediátricos, em praticamente todas as especialidades, embasado nos valores e princípios Maristas.
 
Certificado em nível 3 de excelência, o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital São Lucas está situado em um espaço que reúne alta complexidade; institutos de pesquisa de ponta, como o Instituto do Cérebro (InsCer); Parque Esportivo; e o Centro de Reabilitação. Uma estrutura completa para atuar na promoção da saúde da população.
 
“A qualidade baseada na excelência e no comprometimento das pessoas é a base de todo o trabalho realizado ao longo dos 42 anos da história do Hospital.  Isso levou a Instituição a ser rapidamente reconhecida e respeitada em todo o país. Estamos passando por constantes mudanças nos últimos anos, que acompanha o movimento PUCRS 360°. Buscamos incansavelmente aprimoramento nos processos internos, sempre com o foco no paciente, e com referências internacionais, propondo inovação constante na assistência, ensino e pesquisa em saúde. Pois, para nós, a qualidade não tem começo e não tem fim. Ela é um inconformismo, uma busca que não termina. Nesse sentido, queremos que esse processo de modificação seja algo que pertença ao nosso DNA, trazendo reflexos positivos para os nossos pacientes”, ressalta o superintende do HSL, Sérgio Baldisserotto.
 
Nossos números 
 
+ de 2,8 mil colaboradores
 
+ de 2 mil médicos
 
+ de 2,4 milhões de Exames de Diagnóstico, Terapias e Tratamentos
 
+ de 190 mil Consultas Eletivas Ambulatoriais
 
+ de 100 mil Atendimentos de Emergência
 
+ de 25 mil Internações
 
+ de 2,9 mil partos
 
* números referentes ao ano de 2017