19/11/2018

Seminário apresenta os desafios da saúde no futuro

O Sebrae-RS realizou, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no dia 13 de novembro, o seminário gratuito “Quais os desafios da saúde no futuro?”. Realizado na Santa Casa, o evento fez parte da Semana Global do Empreendedorismo e contou com três palestras, nas quais foram abordados o envelhecimento populacional, a transformação tecnológica – saúde 4.0 e as competências do profissional do futuro. A iniciativa teve o apoio de SINDIHOSPA, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), Cluster de Tecnologia para Saúde do Rio Grande do Sul, Imed, UFCSPA e Unimed Porto Alegre.

O seminário buscou conectar empresas de vários setores, como indústria, comércio e serviços, para discutir tendências e oportunidades de negócios inovadores na área da saúde, a partir da percepção das mudanças no setor.

Para Lucas Alves, gestor de projetos no Sebrae-RS, trata-se de uma excelente iniciativa de conexão e conhecimento. “As palestras mostram de que forma as mudanças provocadas pela inovação e pela tecnologia na saúde impactam nos segmentos da economia. São temas discutidos mundialmente trazidos para a nossa realidade, como envelhecimento populacional, inteligência artificial, internet das coisas e indústria 4.0, além de perfil e características do profissional do futuro”, explicou.

O gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Carlos Klein, considerou a atividade importante para refletir sobre a evolução na área. “A tecnologia tem impactado fortemente vários setores e a velocidade das mudanças deve aumentar no curto prazo”, afirmou.

No final da programação, com a mediação de Klein, um painel reuniu os palestrantes Camila Hernandez, Dr. Salvador Gullo Neto e Alexandre Garcia para debater, com a participação da plateia, a respeito de desafios e oportunidades neste mercado em transformação.