Notícias

05/12/2018

Workshop aborda a ergonomia hospitalar sob múltiplas perspectivas

 
A ergonomia é uma disciplina científica relacionada à compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, de maneira a otimizar o bem-estar e o desempenho eficiente. Atualmente, o tema vem recebendo importante destaque, uma vez que problemas como lesões osteomusculares e transtornos psíquicos frequentemente lideram os rankings de afastamentos do trabalho entre profissionais das instituições de saúde.
 
Para discutir essas questões, foi realizado no SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) o 1º Workshop de Ergonomia Hospitalar. Promovido pelo Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho, o evento ocorreu no dia 28 de novembro, reunindo especialistas da área.
 
Os palestrantes analisaram o tema sob múltiplas perspectivas, enfatizando aspectos como a premência de enfoque na organização do trabalho, a importância da participação dos trabalhadores no processo de gestão e a utilização de ferramentas para análise dos riscos em ergonomia. Além disso, discutiu-se a avaliação e gestão dos riscos biomecânicos na movimentação de pacientes hospitalizados. Após as exposições, uma mesa de debates tratou das dúvidas dos participantes.
 
"O evento foi um grande sucesso, possibilitando agregar conhecimentos e trocar experiências sobre as particularidades na gestão da ergonomia em estabelecimentos de assistência à saúde", afirma Endrigo Mildner, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e membro do Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho.