06/02/2019

SINDIHOSPA participa de evento de entrega do Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa do RS

O governo do Estado entregou oficialmente à sociedade o Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul. A solenidade, realizada nesta quinta-feira (20) no Palácio Piratini, também marcou a abertura oficial da Consulta Pública do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Pessoas Idosas (PDDHPI). Representantes do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) participaram do evento.

Estiveram presentes na programação o coordenador do Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA, Rogério Guaraldi, o conselheiro de Desenvolvimento Humano e também membro do núcleo da entidade, Eduardo Sabbi, e a gerente de Serviços e Melhores Práticas do Sindicato, Alessandra Dewes.

Sabbi destacou que, assim como todo o tratamento médico, as ações de um governo também dependem antes de um bom diagnóstico. “Esse é um trabalho que está sendo construído há alguns anos e traz toda a realidade atual da situação da pessoa idosa no Estado. Isso faz com que possamos determinar a melhor aplicação de recursos e das nossas estratégias e políticas públicas”, avaliou.

A partir de uma série de indicadores, o diagnóstico apresenta diferentes dimensões da vida das pessoas idosas. A iniciativa busca colaborar no enfrentamento de um dos principais desafios atuais da sociedade: o envelhecimento populacional com qualidade de vida. O estudo baseou a definição das metas do PDDHPI, atualmente em consulta pública.

A coordenadora do Comitê do Plano Decenal e de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Luiziane Brusa da Costa, ressaltou que a publicação também poderá atender a comunidade gaúcha em geral, em especial a acadêmica, no desenvolvimento de pesquisas e estudos correlatos.

Também participaram da solenidade a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer do Rio Grande do Sul (ABRAz), Cleonice Bertolucci, e o escritor Fernando Aguzolli. A apresentação foi conduzida pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. O governador José Ivo Sartoti esteve presente no evento.