21/02/2019

Primeiro encontro do ano do Comitê de Desospitalização define próximos objetivos do grupo

Integrantes do Comitê de Desospitalização do SINDIHOSPA se reuniram, no dia 6 de fevereiro, para apresentar as propostas de pautas para o ano. Entre os objetivos definidos estão o alinhamento da estratégia, encontros com outros comitês do Sindicato sobre como efetuar uma alta mais segura aos pacientes, audiências com operadoras e órgãos como a Secretária Municipal de Saúde, realização de eventos sobre e conclusão do Manual de Transição de Cuidados e Alta Segura.

Durante a reunião, a consultora Cristina Macedo tratou sobre o alinhamento estratégico e destacou pontos importantes que o grupo deve trabalhar. Os participantes iniciaram a elaboração da matriz SWOT, listando forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Depois, os participantes aprofundaram o tema e definiram os principais objetivos para 2019.

Cristina também salientou a relevância do plano de ações para a realização das atividades ligadas aos objetivos. Com esse objetivo, a consultora apresentou a metodologia 5W2H – adequada para que o grupo consiga organizar suas iniciativas e estipular metas. Foram decididas as atividades prioritárias e os membros responsáveis por cada uma delas.

O Comitê de Desospitalização tem como foco discutir questões como desospitalização natural e antecipada. Também aborda a perspectiva a partir dos hospitais, médicos, prestadores de serviços, pacientes e familiares.

Estavam presentes: Adriana Wander (Hospitalar ATS), Ana Paula Andreatta (Hospital Nossa Senhora da Conceição), Anderson Rodrigues e Gerson Mendes de Araújo (Essencial Care), Carla Sovieiro e Sérgio Paulo Cunha (Hospital Cristo Redentor), José Celestino Borges Filho (Hospital do Exército), Laura Severo da Cunha (Luthier Saúde), Lisiane Paskulin (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), Veridiana Carpes e Alessandra Dewes (SINDIHOSPA). A próxima reunião do grupo será no dia 20 de março.