04/04/2019

EPTC apresenta campanha Pedestre Idoso no SINDIHOSPA

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) recebeu representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na última sexta-feira, 29 de março. As entidades se uniram para apresentar a campanha Pedestre Idoso às instituições de saúde da cidade.

A campanha, que faz parte do programa Vida no Trânsito, pretende reduzir os atropelamentos de idosos – pessoas com mais de 60 anos –, evitando o aumento de vítimas fatais e graves. A ação irá informar a sociedade sobre a necessidade de percepção dos riscos no trânsito que envolvem pessoas da terceira idade e, também, sensibilizar o público-alvo para que desenvolva o autocuidado quando estiver no espaço público.

Representantes de hospitais e clínicas associados formaram uma parceria para apoiar na divulgação do projeto. A ação envolverá a entrega de folders explicativos pelas instituições. Os conteúdos divulgam dicas e orientações de como o idoso deve se portar no trânsito. Outra atividade do projeto é a realização de cursos para pessoas que trabalham com idosos. Em maio, o SINDIHOSPA realizará também uma capacitação para os colaboradores dos seus associados.

Na avaliação da EPTC, a participação de outros setores do poder público e da sociedade civil são fundamentais para que o programa tenha bons resultados e, também, para um protagonismo cada vez maior dos idosos com o tema.