Notícias

04/06/2019

Hospital Divina Providência chega aos 50 anos

No dia 31 de maio, o Hospital Divina Providência (HDP) completou 50 anos. Para marcar a ocasião, a entidade promoveu, além de diversas atividades para seu público interno, um café da manhã com a imprensa que ocorreu na manhã de quinta feira (30). 

 

Aos presentes, foram apresentados a história do Divina, sua situação atual e planos para o futuro.
 
Abriu a cerimônia a diretora institucional da Rede de Saúde Divina Providência, Irmã Ilani Maria Reis. Ela falou do começo, em 1961, quando uma área foi doada às irmãs da Divina Providência, por iniciativa de dom Vicente Scherer, com o compromisso de que construíssem um hospital para atender à população carente. Oito anos mais tarde, em 1969, o HPD é inaugurado.
 
Em sua fala, o diretor técnico-médico, Dr. Willian Dalprá, apresentou as características atuais da instituição e do sistema de atendimento em saúde no Brasil como um todo. Dalprá ressaltou que o hospital trabalha com uma estratégia de Linhas de Cuidado, especialmente em relação a Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Bariátrica. Ele ressaltou que o Divina é número um no Brasil em cirurgias deste tipo. Tal dado é relevante, uma vez que, hoje, no país, a obesidade mata mais que a fome.
 
Ele também destacou outra área fundamental: "Em nosso DNA está a Linha Materno-Infantil, que traz a este mundo, aproximadamente, 300 bebês mensalmente. Sempre com a premissa de garantir a segurança e respeitar o protagonismo materno de escolher a forma do nascimento. Temos, em Porto Alegre, entre os hospitais privados, a maior taxa de nascimentos por parto natural".
 
O diretor executivo do HDP, Ricardo Minotto, encerrou as falas apresentando os planos da entidade para o futuro. O Divina está organizando seus processos para destinar atenção ainda maior ao idoso, que representará 20% da população em 2030, e buscará nos hospitais o cuidado extensivo de sua casa. Minotto também mencionou o aumento dos leitos no ambiente de tratamento intensivo - tanto na UTI para adultos (a qual, em 2019, ganhará 12 novos leitos e chegará a 40 em dois anos), quanto na unidade Neonatal. 
 
Ao final do evento, os presentes foram convidados a assistir o novo vídeo institucional do Hospital Divina Providência. O material ressaltou o que estava presente em todas as falas, a marca mais evidente da instituição: o profundo comprometimento com a prestação de um atendimento em saúde pautado pelo acolhimento fraterno e pela humanização.