Notícias

05/08/2019

Hospital Divina Providência promove atividade aberta sobre técnica pioneira

A Linha de Cuidado de Cardiologia do Hospital Divina Providência (HDP) promoverá, em 5.08, um workshop em CTO - Oclusões Coronarianas Crônicas - que são obstruções completas nas artérias coronárias e podem provocar sintomas como dor no peito e falta de ar, isquemia e potencial comprometimento da função cardíaca. Ao contrário das obstruções habituais que ocorrem nestas artérias, as CTOs são lesões mais complexas e de difícil tratamento, necessitando de técnicas específicas, denominadas de recanalizações percutâneas quando são feitas pela via endovascular. 

Nos últimos anos, estes procedimentos têm sido crescentemente utilizados em todo o mundo, já que foram desenvolvidas técnicas e materiais especiais para estes casos, com a possibilidade de oferecer aos pacientes uma opção menos invasiva e com grande efetividade. No Brasil, alguns centros têm se capacitado para realizar este tratamento.

 "O mais importante é que ela utiliza a abordagem pelo braço ou pela perna, evitando a necessidade de cirurgias cardíacas de maior porte. A principal indicação destes procedimentos é para melhorar os sintomas que os pacientes apresentam e/ou resolver a isquemia miocárdica", explica o responsável técnico da Unidade Endovascular do HDP, Dr. Alexandre Quadros, que também coordenará as atividades. Além das parte teórica, os participantes poderão acompanhar o procedimento sendo aplicado em pacientes do HDP.


Trará sua expertise e será proctor do evento, um pioneiro nesta técnica, o Dr. Daniel Weinlenmann, chefe do Laboratório de Hemodinâmica do Kantosspital St. Gallen e diretor do Setor de CTO e Angioplastias Complexas do Hospital da Universidade de Zurich, na Suíça. Os participantes serão a equipe da Unidade Endovascular do HDP e cardiologistas intervencionistas interessados.


O QUÊ: Workshop em CTO
QUANDO: 5 de agosto, das 8h às 18h
ONDE: Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência (Rua da Gruta, 145)
ENTRADA FRANCA