Notícias

12/08/2019

SINDIHOSPA promove 6ª Jornada de Processamento de Produtos para a Saúde

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) promoverá a 6ª edição da Jornada de Processamento de Produtos para a Saúde, na sexta-feira (16). Com foco nas diferentes realidades enfrentadas pelos profissionais que atuam em Centrais de Materiais Esterelizados (CMEs), o evento será realizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

 

Para a coordenadora do Comitê de Processamento do SINDIHOSPA, Vanessa Streit, o objetivo da jornada é evidenciar as boas práticas nas CMEs e compartilhar rotinas e protocolos utilizados. “Faremos um panorama das situações vividas pelos profissionais no Brasil e, frente a isso, buscaremos uma perspectiva do futuro para a área”, afirma a enfermeira do Hospital Independência.
 
O evento trará palestrantes nacionais a Porto Alegre. A programação inicia às 8h30 e encerra às 17h30. Entre os destaques, está a palestra sobre processamento de dispositivos médicos em serviços de saúde, por Benefran Junio da Silva Bezerra, especialista da Anvisa. Impacto do instrumental cirúrgico na segurança do paciente, procedimentos minimamente invasivos e monitoramento básico em CME para boas práticas em processamento serão outros assuntos debatidos. 
 
 

Confira a programação completa:
 
08:30 – Abertura – Henri Chazan, presidente do SINDIHOSPA
 
08:45 – Procedimentos minimamente invasivos: desafio para o CME – Elaine Bueno, do Hospital do Amor (SP)
 
09:30 – Precaução padrão no CME: adversidade na adesão – Lisiane Martins, do Hospital Moinhos de Vento (RS)
 
10:00 – Coffee Break
 
10:30 – Boas práticas em ventilação não invasiva: uma visão multiprofissional – Débora Schmidt, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS); Carmen Pozzer, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS); Maristela Michelon, do Grupo Hospitalar Conceição (RS)
 
12:00 – Intervalo para almoço
 
14:00 – Monitoramento básico em CME para boas práticas em PPS – Ana Tércia Barijan, do 3M (SP)
 
14:50 – Processamento de dispositivos médicos em serviços de saúde: realidade e perspectivas – Benefran Junio da Silva Bezerra, da Anvisa (DF)
 
15:30 – Coffee Break
 
16:00 – Impacto do instrumental cirúrgico na segurança do paciente – Raquel de Souza Garcia, da Delfar (RS)
 
16:50 – Enfermagem baseada em evidências: validação de pacotes estéreis – Giovana Abrahão Moriya, do Hospital Israelita Albert Einstein e SOBECC (SP)
 
17:30 – Encerramento